domingo, 23 de novembro de 2008

A MORTE ESTÁ NOS GIBIS... MORRE O COMETA!



O COMETA (THE COMET) by Lancelot

O super-herói O COMETA (THE COMET), que fora publicado, inicialmente, pela MLJ Comics, editora conhecida pelos seus sócios Morris Coyne, Louis Silberklein e John Goldwater., surgiu em 1939 e veio a aparecer na primeira edição da revista PEP Comics # 1, em janeiro de 1940, juntamente com Shield.

O personagem foi criado por Jack Cole pai do herói Plastic Man, para publicação na MLJ Comics, companhia que mais tarde mudou seu nome para a sua personagem mais vendido, Archie.

O COMETA (THE COMET), nos quadrinhos, morreu vítima de bandidos, na sua 17 ª aventura por um gangster chamado "Big Boy" Malone (julho de 1941), quando tentava impedir um assalto, foi talvez o primeiro herói a perecer nos comics. Mas na verdade, cá entre nós, quem assassinou O COMETA foi a briga de copyright, que na época movia a indústria dos quadrinhos quando todo e qualquer herói com poderes era processado pela National Periodicals (atual DC comics). Uma batalha jurídica feroz! A verdade é que o COMETA fora assassinado pelos advogados da National.
Aqui no Brasil, em fevereiro de 1942, o Globo Juvenil Mensal, no. 16, publicou, como de costume, mais uma história do Cometa; desta feita, resolvendo um caso de sabotagem na Companhia Construtora Acme. No fim o aviso: "Outra aventura do Cometa, em março." E conforme o prometido, no número seguinte - de março de 1942 -, lá estava o herói. Só que, o título da história era: Morre o Cometa, Nasce o Vingador!

Isto posto a MJL preferiu tirar THE COMET de circulação matando-o, numa inédita e espetacular atitude – matar o herói para escapar da poderosa National. Um fato curioso, e talvez alentador é que surgiu O VINGADOR (THE HANGMAN), irmão do COMETA, para vingar sua morte e assim um novo herói dos quadrinhos...

Um outro personagem, também chamado COMETA, surgia em The Fly # 30 (outubro, 1964). Essa novo THE COMET, com um arco-íris no capacete de cor, bigode fino e sem óculos não se parecia em nada com o antigo.

No Brasil, O COMETA apareceu nas páginas do GIBI MENSAL #238, em setembro de 1940 e seu irmão O VINGADOR (THE HANGMAN), no GLOBO JUVENIL MENSAL # 17. O PORTAL ZINE 41, assim se refere a este super-herói:

“O Cometa surgiu no Brasil, de forma retumbante. Primeiro, o anúncio da terceira capa (interna) do GIBI MENSAL, #238, de setembro de 1940: informando sobre o lançamento de O GLOBO JUVENIL MENSAL. Na relação dos heróis que seriam publicados, o Cometa era caracterizado como "O MAIS IMPRESSIONANTE HERÓI DA FANTASIA!" Na mesma revista, na quarta capa, à cores, o desenho do herói, em pleno vôo; junto, a informação: A NOVA ATRAÇÃO PARA A JUVENTUDE BRASILEIRA. O GLOBO JUVENIL MENSAL. A sua estréia se deu na capa (e no miolo) do GLOBO JUVENIL MENSAL, #1, de novembro de 1940. Foi, na época, um acontecimento apoteótico, só superado pela história de sua morte publicada no número 16 da mesma revista, em fevereiro de 1942.”

4 comentários:

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

MEDICINA E COMUNICAÇÃO disse...

Amigo Lancelot
Cometi o mesmo engano no PORTAL quando afirmei que o Cometa foi o primeiro herói de HQ que morreu. Mas, a seguir, encontrei outro que o antecedeu. Chamava-se 711, identidade civil Daniel Dyce, advogado distrital Criado por GEORGE BRENNER da editora Quality, estreou em agosto de 1941 e foi assassinado pelo vilão Oscar Jones na ediçao 15 de janeiro de 1943 (veja PORTAL 62). Cordialmente, José Pinto de Queiroz Filho

Lancelot disse...

Amigo Queiroz,

Voce tem razão e eu também. O COMETA, POSSIVELMENTE, FOI O PRIMEIRO HERÓI QUE MORREU NOS QUADRINHOS, até nossas pesquisas... Mas o 711 foi criado em agosto de 1941 um mês depois da morte do Cometa que morreu em julho de 1941, isto é, realmente o Cometa morreu primeiro. O 711 só morreu em 1943. Então podemos afirmar que o Cometa não foi o único... Portanto ele não antecedeu ao Cometa neste episódio... O Cometa continua sendo o primeiro...

Lancelot disse...

Amigo Queiroz,

tenho todos os scans da POLICE COMICS do 001 ao 102 (1941-1950), na edição de #15, janeiro de 1943, quando o 711 foi assassinado, o curioso é que o foi nas mesmas condições da morte do COMETA... 711 foi assassinado pelo gangster Oscar Jones, que foi presenciado por DESTINY, (o equivalente ao HAGMAN), e que mais tarde captura o assassino do herói... DESTINY passa a ser o substituto do 711 nas páginas de POLICE COMICS, grande coincidência não? Outra, mais tarde na revista de número 16 (fevereiro de 1943) o 711 aparece ao Destiny como fantasma... Sua última história foi na POLICE COMICS#37 (dezembro de 1944)

Lance