sábado, 15 de novembro de 2008

THE CLOCK STRIKES!



THE CLOCK by Lancelot

Na Golden Age, foi o debut de muitos personagens de quadrinhos e alguns ganharam o mundo e aqui entre nós, chegou um mascarado chamado O GONGO(?) através das páginas do SUPLEMENTO JUVENIL, que publicou até um especial do herói.

THE CLOCK, aqui o GONGO (afinal era a década de 30 – o nome tinha que ser de um relógio forte, ah, ah, ah...), foi criado pelo cartunista George Brenner, publicado nos gibis Funny Pages #6 e Funny Picture Stories #1, totalizando 28 histórias. Sua aparição se deu em Novembro de 1936 publicado pela Comics Magazine Company.

Nos EUA estas Editoras eram engolidas umas pelas outras. O mercado destas publicações e os sindicatos eram atuantes e o fato é que em 1940, THE CLOCK passou a ser editado pela Quality Comics. Nesta época, o editor da Quality era Will Eisner, que segundo às más línguas teria se inspirado nele para criar the Spirit. Por esta Editora foram mais 35 HQs do herói que era publicado na nova Crack Comics #1 (Maio 1940).

Mais uma vez THE CLOCK muda de editora e seus direitos estão hoje (desde de 1956) com a DC Comics. No universo dos quadrinhos THE CLOCK teria sido assinado em 1944, quando deixou de ser publicado.

THE CLOCK é considerado o primeiro herói mascarado dos quadrinhos tendo surgido meses antes do THE PANTHOM, com um detalhe, sua publicação foi nos chamados comics e o FANTASMA era nas strips.

Nenhum comentário: