domingo, 12 de outubro de 2008

WIZARD and ROY ou DRAGO e ROY na década de 40...






WIZARD and ROY no BRASIL – DRAGO e ROY, O Super-Garoto by Lancelot

Estes personagens os quais venho abordando aqui no Blog HQ QUADRINHOS, das décadas de 30 e 40, creio não serem conhecidos dos leitores recentes de comics, o certo é que, aqui no BRASIL, principalmente, na década de 40, muitos destes personagens povoaram nossas mentes em devaneios heróicos...

WIZARD, por exemplo, aqui, o conhecemos por DRAGO, não sei o motivo da troca do nome, mas foi preservado seu nome “real” Blane Whitney. Foi publicado pela primeira vez no número 4 do GLOBO JUVENIL MENSAL, em fevereiro de 1941.


O título era sempre: DRAGO, O Homem de Cérebro Prodigioso e ROY O Super-Garoto. Mais abaixo: “Com o seu cérebro prodigioso e sua visão fotográfica, DRAGO pode ver as coisas à distância. Na vida real Blane Whitney, dono de um jornal, é ajudado por ROY, o Super-Garoto. Juntos, eles movem uma campanha contra o crime e todos aqueles que vivem fora da lei!”.


WIZARD (DRAGO) teve sua primeira aparição na TOP COMICS número 1, em dezembro de 1939, já ROY surgiu no número 8 em setembro de 1940. O personagem foi criado por HARRY SHORTEN – roteiros e EDD ASHE JR. – desenhos. Outros desenhistas da época como, MORT MESKIN, AL CAMERATA e PAUL REINMAN, fizeram com seus traços obras de um visual magnífico e simples... Um escritor muito presente no WIZARD foi WILLIAM WOOLFOLK.


WIZARD teve parceiros jovens como ROY e DUSTY (BOB, no BRASIL), que faziam muito sucesso entre a garotada. Participou em aventuras com outros grandes heróis da década, como SHIELD e BLACK HOOD.


Estas informações foram compiladas da Edição de SÂO JOÂO – 1994, organizada por RUBENS MATOS, que aqui, com a publicação destes personagens, presto um preito de gratidão, por preservar e divulgar estas memórias, naquela época, através de cópias xerografadas, sem nenhum custo, para os apaixonados por QUADRINHOS. Aliás, mais a frente publicaremos uma tese deste quadrinhista, sobre SUPER HERÓIS onde ele diz: “... Enquanto o mundo não mudar os super-heróis serão necessários para povoar nossos sonhos de esperanças”. Eu fui um dos que adquiria estas perolas... Não sei se RUBENS ainda vive... Mas reitero meus agradecimentos pelo envio deste tipo de publicação. Hoje temos os Blogs, os Sites etc., mas, antes tínha-mos RUBENS!

Nenhum comentário: