quinta-feira, 16 de outubro de 2008

RAIO NEGRO, ESTE É VERDE E AMARELO!




RAIO NEGRO by Lancelot

RAIO NEGRO, o primeiro super-herói genuinamente brasileiro, segundo o próprio autor, fora criado “possivelmente em fevereiro de 1965”. GEDEONE MALAGOLA o autor, confessa que teve como molde o Lanterna Verde da DC, mas, que sem sombra de dúvidas, tem a cara do Brasil.

Este fenômeno da inspiração é fato comum, no mundo inteiro, quando, as editoras não recebiam a tempo as provas dos EUA. Um fato claro, e mundialmente conhecido foi o caso de MARVELMAN, calcado no CAPITÃO MARVEL, que Moore, transformou num mito inglês. Então, eles podem? E nós não? Ora bolas, não tem nenhuma desonra nisso... E O JUDOKA, da EBAL, por falta das histórias do JUDÔ-MASTER? Bem, em todo o mundo isto foi fato corrente, quando a Marvel e a DC começaram a exportar seus personagens.



Após 43 anos, o personagem continua sendo motivo de muitas homenagens e reedições. Encontrei um site especialmente dedicado à trajetória do Raio Negro,acessem e vejam um pouco sobre este brazuca. Atualmente dois jovens quadrinhistas ajudam a manter presente a obra do mestre: a presença do RAIO NEGRO no número atual da revista de Cometa, o personagem heróico publicado por Samicler Gonçalves desde Chapecó (SC) e um projeto de Diogo Hayashi (de Jundiaí SP) para recuperação do legado do mestre, que merece ser conhecido por todos.

RAIO NEGRO surgiu na Editora GEP de Miguel Penteado e depois foi publicado pela GRAFIPAR

Nenhum comentário: