quarta-feira, 10 de setembro de 2008

THE SUB-MARINER... O REI DO MAR!







NAMOR, O Príncipe Submarino by Martins
QUADRINHOS DE TODOS OS TEMPOS

The Sub-Mariner era uma das cinco histórias que compunham a revista “Marvel Comics”, a primeira lançada pela Timely, com data de novembro de 1939.


The Sub-Mariner era o príncipe NAMOR, monarca da lendária Atlântida. Sua mãe era uma princesa atlante e o seu pai um oficial da marinha dos EUA, assim, NAMOR respirava também na superfície. NAMOR era um herói guerreiro de pavio curto e um tanto irrascível. Ficou famoso seu combate contra o Tocha Humana, na década de 40.

O Príncipe Submarino foi criado pelo desenhista Bill Everett, que trabalhou no personagem até fins de 1941, quando foi convocado para a guerra, somente retornando em 1946, depois da guerra. Mas, como qualquer leitor sabe (?), durante a década de 50 todos os super-heróis perderam vez para outros gêneros, e NAMOR também sumiu em fins de 1949, reaparecendo em 1953-55, com sucesso limitado, desaparecendo de vez.

Somente em maio de 1962, no quarto número de “THE FANTASTIC FOUR” , o furioso príncipe ressurge, introduzido por Stan Lee com desenhos de Jack Kirby. NAMOR era de novo um sucesso, aparecendo em histórias próprias em “Tales to Astonish” e logo depois em sua revista própria.

Ao lado do Tocha Humana original, The Sub-Mariner é considerado o primeiro super-herói do universo Marvel.

Um comentário:

Anônimo disse...

gostaria de ver sua luta contra o homem de ferro li este gibi quando criança e achei demais