sábado, 6 de setembro de 2008

KA-ZAR, David Rand ou Lord Kevin Plunder?





Ka-Zar
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Ka-Zar é um herói da Marvel Comics, rei da Terra Selvagem, baseado no personagem Tarzan. Este herói teve duas versão, uma na Era de Ouro e outra versão, a corrente nos quadrinhos atuais.

O primeiro Ka-Zar, David Rand, apareceu em revistas "pulp", criado em 1936, por Bob Byrd, como mais um "clone" do personagem Tarzan, que estava em auge na época. O personagem apareceu em 27 edições da revista Marvel Mystery Comics, porém todas estas aventuras são desconsideradas no cânon atual de continuidade da Marvel.

Décadas depois, em Março de 1965, a dupla criativa da Marvel, Stan Lee e Jack Kirby revitalizaram o personagem com uma nova origem, porém mantendo o clima Tarzan e Turok do personagem. O novo Ka-Zar estreiou na revista X-Men #10.

Ka-Zar é o Lorde Kevin Reginald Plunder, filho de um nobre inglês, Lorde Robert Plunder, o descobridor da Terra Selvagem, um paraíso ecológico de clima tropical em plena Antártida, que contém espécies de animais extintos no resto do planeta, em sua maioria dinossauros. Kevin Plunder foi encontrado por um tigre-dentes-de-sabre inteligente de nome Zabu, que cuidou e "criou" o agora Ka-Zar, soberano da Terra Selvagem, que reina sobre todos os povos primitivos da ilha, e consegue entender várias espécies de animais.

Ka-Zar tem uma esposa, Shanna, uma heroína com os mesmos atributos selvagens do marido. Os dois tiveram um filho, de nome Matthew (nome escolhido pelo fato de Shanna, no passado, ter vivido um caso amoroso com o Heróis cego Matthew Murdock, o Demolidor). O irmão de Ka-Zar, Parnival Plunder, é um vilão (O Saqueador) que enfrentou o herói em diversas ocasiões.
Ka-Zar possui relativamente poucas histórias solo, sendo que principalmente nos anos 60 e 70 aparecia mais como personagem coadjuvante dos heróis Marvel com revista própria, como o
Homem-Aranha, Demolidor e X-Men. Nessas histórias houve raros momentos em que o herói abandona seu reino e se aventura na cidade grande, mas na maior parte das vezes os citados heróis aparecem em alguma aventura na inóspita região.

Nenhum comentário: