terça-feira, 23 de setembro de 2008

HOMEM BORRACHA de Jack Cole II



HOMEM BORRACHA
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Homem Borracha (Plastic Man) é um personagem de história em quadrinhos (banda desenhada) publicado originalmente pela Quality Comics durante a Era de Ouro dos Quadrinhos.

Ele foi criado por Jack Cole e apareceu pela primeira vez em Quality Comics número 1, publicada em agosto de 1941. Ele posteriormente receberia seu próprio título pela Quality, e vários outros mais tarde, quando seus direitos foram adquiridos pela DC Comics.

O Homem Borracha era um bandido chamado Patrick "Eel" O'Brian (sendo Eel uma espécie de apelido, pois significa enguia em inglês. Não foi descoberto que seu nome era Patrick até recentemente), até que caiu em um caldeirão de ácido que lhe deu suas super-habilidades.

Ele usa óculos escuros e um uniforme amarelo e vermelho, tão flexíveis quanto seu corpo. Qualquer forma que tome, suas cores permanecem as mesmas.

Com o fim da editora em 1956, a DC Comics adquiriu os direitos do louco personagem de Cole que voltaria aos quadrinhos em grande estilo dez anos depois na revista "House of Mystery" com a seguinte chamada na capa: A new old hero (um novo velho herói).
Mas o protagonista da HQ não era o Homem-Borracha, mas um menino chamado Robby Reed que, ao encontrar um disco (como aquele dos telefones antigos) mágico, torna-se capaz de se transformar em inúmeros super-heróis. Em cada discada, uma surpresa, pois ele nunca sabia em quem poderia se transformar. Em uma delas, vira o Homem-Borracha.
Uma série ingênua que ganhou remake de 22 números em 2003 pela DC Comics como H-E-R-O (nunca publicado aqui), com roteiros de Will Pfeifer ("Aquaman") e chegou a ter uma de suas histórias publicada no Brasil em 1982 em uma revista chamada "Disque H para Herói", da extinta editora EBAL.

Nenhum comentário: