sábado, 2 de fevereiro de 2008

Flash Gordon



Flash Gordon é o segundo herói espacial das histórias em quadrinhos (o primeiro foi Buck Rogers), criado por Alex Raymond em 7 de Janeiro de 1934.


Em 1933, a King Features Syndicate abriu um concurso para descobrir personagens de quadrinhos que rivalizassem com Buck Rogers e Tarzan de sua concorrente, a Pulitzer Syndicate. Alex Raymond se inscreveu e ganhou, passando a desenhar Flash Gordon e Jim das Selvas (que completava a página) para o New York American Journal, a partir de um domingo, 7 de Janeiro de 1934. Poucas semanas depois, Raymond passaria também a desenhar o Agente Secreto X-9, outra encomenda da King Features para contrabalançar o sucesso de Dick Tracy, da Pulitzer.
No Brasil, o primeiro capítulo (ou "prancha") de Flash Gordon no Planeta Mongo foi publicado no nº 3 do Suplemento Infantil do jornal A Nação, do Rio de Janeiro, em 28 de Março de 1934 (a partir do nº 15, o Suplemento passou a circular de forma independente com o título de Suplemento Juvenil). Depois de mais de 80 capítulos publicados em página dupla no Suplemento, em 1937 decidiu-se pela publicação de um álbum de luxo, contendo as primeiras 60 pranchas, do qual foram impressas três tiragens de 5000 exemplares, vendidos com absoluto êxito. Em 1987, a EBAL de Adolfo Aizen (fundador do Suplemento Juvenil) publicou uma edição comemorativa dos 50 anos do lançamento do álbum original.

Cronologia de Flash Gordon no Brasil
Em 28 de Agosto de 1934, Flash Gordon começa a ser publicado no tablóide Suplemento Juvenil (editado no Rio de Janeiro, mas com distribuição nacional).
Em 27 de Fevereiro de 1936, o Suplemento Juvenil publica o livro Flash Gordon no Planeta Mongo, reunindo pranchas publicadas anteriormente no tablóide.
Em 21 de Maio de 1938, é publicado o livro Flash Gordon no Reino das Cavernas, primeiro volume da Biblioteca Mirim (uma "cria" do Suplemento Juvenil). Em Agosto de 1939, Flash Gordon passa a ser publicado no Globo Juvenil, do jornalista Roberto Marinho, que adquiriu todos os direitos para o Brasil dos personagens distribuídos pelo King Features Syndicate.



Bibliografia
SILVA, Diamantino da. Quadrinhos dourados: a história dos suplementos no Brasil. São Paulo, SP:Opera Graphica, 2003.

Nenhum comentário: